Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

Sobem para 51 as mortes confirmadas no Haiti devido às chuvas torrenciais

As chuvas torrenciais no Haiti nos últimos dias provocaram a morte de 51 pessoas, 18 desaparecidos e 140 feridos, segundo uma atualização da Direção de Proteção Civil (DPC) do país, sem refletir ainda os efeitos do sismo de hoje.

Sobem para 51 as mortes confirmadas no Haiti devido às chuvas torrenciais
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Haiti

Pelo menos 820 casas foram destruídas pelas chuvas, outras sofreram 1.625 danos e 31.591 foram inundadas, afetando 39.458 famílias em sete departamentos geográficos do Haiti, tendo também sido danificadas inúmeras infraestruturas, escolas e centros de saúde, segundo as autoridades haitianas.

As Equipas de Proteção Civil (DPC) estão a mobilizar-se juntamente com parceiros para coordenar a resposta de emergência para fornecer abrigo, alimentos, produtos de higiene e água nas zonas mais afetadas pelas inundações, especialmente devastadoras na zona oeste.

O primeiro-ministro, Ariel Henry, afirmou que o Governo, "juntamente com as instituições nacionais e internacionais, está a tomar medidas urgentes para responder às exigências do dia", escreveu na conta no Twitter.

Esta temporada de furacões, iniciada em 01 de junho, encontra o Haiti no meio de uma crise humanitária marcada pelo regresso da cólera, aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar e agravamento da crise de segurança.

"Desastres causados pela total ausência de políticas públicas de preservação e proteção do meio ambiente causam enormes perdas humanas e materiais", disse a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (RNDDH) numa nota à imprensa.

A organização denunciou que, todos os anos, as autoridades se contentam em lançar mensagens de prevenção sem fazer nada de concreto, verificando os danos e prometendo socorrer as vítimas, uma estratégia "que nunca deu resultados, não chega".

A ONG apelou às autoridades para aplicarem políticas de gestão de riscos de catástrofes, através da limpeza de canais, canalização de rios, prevenção do abate de árvores e reforço das capacidades das comunidades com o objetivo de reduzir os danos relacionados com o clima.

A previsão meteorológica da Unidade Hidrometeorológica (UHM) anuncia uma semana chuvosa devido a várias ondas tropicais, aumentando o risco de aumento da cólera nos próximos dias.

Aos efeitos das chuvas somam-se as consequências do sismo de magnitude 4,9 que abalou o sudoeste do Haiti esta manhã.

Leia Também: Pelo menos 4 mortos e dezenas de feridos após sismo de 4,9 no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório