Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

África do Sul. Delegação da Defesa em Washington para reforçar cooperação

Uma delegação de altos funcionários da Defesa da África do Sul desloca-se a partir de quarta-feira aos Estados Unidos da América (EUA) para reforçar a cooperação bilateral, anunciou o governo sul-africano.

África do Sul. Delegação da Defesa em Washington para reforçar cooperação
Notícias ao Minuto

16:34 - 05/06/23 por Lusa

Mundo África do Sul

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o Ministério da Defesa da África do Sul referiu que a delegação de 20 elementos participará na 19ª reunião do Comité de Defesa RSA-EUA, em Washington, de 07 a 08 de junho, com "uma série de temas de defesa e cooperação militar" na agenda.

A delegação será chefiada pela secretária interina da Defesa, Thobekile Gamede, integrando ainda o 'Chief of Staff' da Força de Defesa (SANDF), tenente-general Michael Ramantswana, além de altos funcionários e especialistas militares, adiantou.

Trata-se da terceira delegação do Governo sul-africano a visitar Washington nos últimos meses.

Segundo o Governo sul-africano, Pretória acolheu o 18.º Comité de Defesa RSA-EUA em 2019, antes da pandemia de covid-19, sendo que a deslocação a Washington esta semana é "a continuação e consolidação do relacionamento estratégico de Defesa e parceria entre os dois países".

Anteriormente, os dois países reuniram-se em 2018 em Fort Hamilton, Nova York, a convite da Guarda Nacional de Nova York, segundo as autoridades sul-africanas.

"As partes vão delinear estratégias para os próximos anos e concluir um Plano de Cooperação em Defesa, dando cumprimento a todas as decisões tomadas e aprofundar o alto nível de cooperação existente entre elas", salientou o porta-voz ministerial Siphiwe Dlamini, citado na nota.

A África do Sul formalizou o relacionamento bilateral com os EUA em 1995, com a assinatura de um Acordo de Cooperação em Defesa que previa o estabelecimento de um Comité de Defesa com Washington.

O Ministério da Defesa sul-africano indicou que a estrutura foi estabelecida em 29 de julho de 1997 com a assinatura dos Termos de Referência pelo ex-ministro Joe Modise e o secretário norte-americano William Cohen. As reuniões realizam-se a cada 12 meses alternadamente na África do Sul e nos EUA.

Em abril, o conselheiro para a Segurança Nacional do Presidente Cyril Ramaphosa, Sydney Mufamadi, deslocou-se a Washington, juntamente com o conselheiro presidencial para os Assuntos Jurídicos, Nokukhanya Jele, e o vice-ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Alvin Botes.

Os encontros com a administração Biden e líderes do Congresso focaram a continuidade da África do Sul no instrumento 'Africa Growth and Opportunity Act (AGOA)', que dá acesso livre de impostos e quotas ao mercado dos EUA para países africanos selecionados, incluindo a África do Sul. A regulamentação deve ser prolongada ou rescindida em 2025.

Nesse sentido, o líder do Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês), John Steenhuisen, que tem criticado a aliança do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder desde 1994), e Moscovo, deslocou-se igualmente em abril a Washington para fazer lóbi em defesa do setor privado agrícola sul-africano no âmbito do AGOA.

No mês passado, o embaixador dos EUA em Pretória, Reuben Brigety, acusou a administração de Cyril Ramaphosa de abastecer um navio mercante russo numa base naval próximo da Cidade do Cabo com armas e munições para Moscovo, apesar da sua declarada política de "não-alinhamento" na guerra na Ucrânia.

O Governo sul-africano referiu que após uma reunião com a chefe da diplomacia Naledi Pandor, em Pretória, o embaixador norte-americano, Reuben Brigety, "admitiu que passou dos limites e pediu desculpas sem reservas ao Governo e ao povo da África do Sul".

O Presidente da República, Cyril Ramaphosa, decidiu instaurar um inquérito, presidido por um juiz aposentado, para investigar as alegações feitas pelo embaixador dos EUA na África do Sul.

Leia Também: Descolonização ainda marca comunidade portuguesa na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório