EUA. Ouça o estrondo que F-16 causaram ao tentar parar avião que caiu
O momento foi registado na zona de Washington, nos Estados Unidos. Em causa estava um avião que se viria a despenhar. A aeronave transportava quatro pessoas - o piloto, duas familiares, entre as quais uma criança de dois anos, e a ama desta.
© rawsalerts/ Twitter
Mundo EUA
O momento em que caças F-16 cruzaram os céus na tentativa de interceptar uma aeronave que acabou por se despenhar, no domingo, numa zona montanhosa numa parte rural do vale de Shenandoah, no estado norte-americano de Virgínia, foi registado e partilhado nas redes sociais.
A queda aconteceu por volta das 15h30, 19h30 em Lisboa, e teria quatro pessoas a bordo - para além do piloto, seguiriam na aeronave privada uma mãe e filha. de dois anos, e a ama da criança.
A aeronave saiu de Elizabethtown, no Tennessee, com destino a Long Island, em Nova Iorque, porém no percurso acabou por divergir para Washington, um dos locais onde o espaço aéreo é mais restrito - já que, por exemplo, é onde fica a residência oficial do presidente dos Estados Unidos.
O comportamento errático do aparelho levou à mobilização de dois caças militares F-16 para o monitorizar, tendo sido autorizados a viajar à velocidade supersónica - algo que fez com que um barulho semelhante a uma explosão fosse ouvido, resultante de estes viajarem mais rápido que a velocidade do som.
O barulho assustou alguns residentes na área de Washington, como é o caso abaixo:
#WATCH: As a dc resident captured the Sonic boom on a home security camera
— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) June 4, 2023
#Washington | #DC
Earlier this evening, incredible video was captured on a home security camera showing a loud sonic boom which was caused by fighter jets that quickly took off to intercept an… pic.twitter.com/NYyRpcQPoy
O diretor da empresa que operava o avião, John Rumpel, disse ao jornal The New York Times que a filha, a neta de 2 anos, a ama e o piloto estavam a bordo e regressavam ao estado de Nova Iorque (nordeste), depois de visitar o estado da Carolina do Norte (sudeste).
Rumpel, também ele piloto, disse não ter muitas informações das autoridades, mas sugeriu que a cabine do avião poderá ter perdido pressão e acrescentou desejar que a família não tivesse sofrido durante a queda.
O avião "desceu a 20 mil pés por minuto [cerca de 366 quilómetros por hora], e ninguém poderia sobreviver a uma queda dessa velocidade", lamentou Rumpel, de 75 anos.
O Capitólio dos Estados Unidos e os edifícios do complexo governamental em Washington "foram brevemente colocados em alerta máximo" até a aeronave ter deixado a área, disse a polícia do Capitólio na rede social Twitter.
Veja também na galeria acima o momento em que um casal está a gravar uma música quando é 'interrompido' pelo barulho dos dois caças.
Leia Também: Nenhum sobrevivente encontrado após queda de aeronave perto de Washington
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com