Se sempre sonhou em ter um castelo, esta oportunidade poderá ser para si. Ou não. Um castelo nas ilhas Shetland, na Escócia, está à venda por apenas 30 mil libras (cerca de 35 mil euros), mas quem o quiser comprar terá de desembolsar mais 12 milhões de libras (quase 14 milhões de euros) para o renovar.
Segundo revela a BBC, trata-se do Brough Lodge, localizado na ilha de Fetlar e que foi construído durante o século XIX, num espaço de mais de 160 mil metros quadrados.
O castelo foi colocado à venda pelo Brough Lodge Trust, formado em 1998 para preservar o edifício e que espera agora que um "empresário filantrópico" assuma os seus planos para transformar o local num retiro.
A ideia seria manter o que (ainda) existe do edifício e criar 24 quartos adicionais e um restaurante. "A visão é simples mas eficaz. De acordo com os planos que desenvolvemos, o caráter histórico do edifício seria totalmente respeitado", garantiu o fundo, citado pela BBC.
As receitas da venda do edifício reverterão a favor de aulas de tricô para crianças, numa tentativa de manter o património das ilhas Shetland.
Já construído, o alojamento irá permitir que os seus hóspedes tenham aulas de ioga e de têxteis, onde poderão conhecer as tradições das ilhas, além de desfrutarem da vista sobre o Mar do Norte. Além disso, segundo o Brough Lodge, irá aumentar o turismo na ilha e criar 14 postos de trabalho.
O edifício foi construído em 1820 por Arthur Nicolson e encontra-se desabitado desde a década de 1980. Em 2007, foi transferido para o Brough Lodge Trust pela última herdeira da família Nicolson.
Leia Também: Homem condenado por abusar de crianças durante 13 anos na Escócia