Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios"

O Kremlin pediu hoje respeito pelos direitos dos sérvios do Kosovo, acrescentando que as autoridades russas estão a seguir com preocupação a situação de tensão étnica no país.

"Oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios"
Notícias ao Minuto

12:38 - 31/05/23 por Lusa

Mundo Dmitri Peskov

"Todos os direitos e interesses legítimos dos sérvios do Kosovo devem ser respeitados", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas.

"Nós oferecemos o nosso apoio incondicional à Sérvia e aos sérvios", sublinhou o porta-voz.

Peskov acrescentou que não deve haver espaço para "ações de provocação" que prejudiquem os direitos dos sérvios.

"Naturalmente, estamos a acompanhar de perto o desenvolvimento da situação e estamos preocupados", reiterou o porta-voz do Kremlin.

Peskov acrescentou que o Presidente russo, Vladimir Putin, não tem para já planos para falar com o seu homólogo sérvio, Aleksander Vucic.

A NATO já tinha anunciado que vai reforçar a sua presença no Kosovo, após os confrontos registados na segunda-feira entre manifestantes sérvios e as tropas da força internacional no Kosovo, liderada pela NATO (KFOR), que deixaram mais de 50 civis e 30 soldados feridos na localidade kosovar de Zvecan.

A tensão permanece alta hoje no norte de Kosovo, onde centenas de manifestantes sérvios estão reunidos novamente após os conflitos de segunda-feira.

Há vários dias a situação está muito tensa na região, que há anos vive de crise em crise. Muitos membros da comunidade sérvia, etnia maioritária em quatro cidades no norte do Kosovo, não reconhecem a autoridade de Pristina e são leais a Belgrado.

Os sérvios boicotaram as eleições municipais de abril, que teve uma participação inferior a 3,5 por cento nestas localidades, o que resultou na eleição de autarcas de etnia albanesa, que é maioritária no país como um todo.

Leia Também: "Trabalho abnegado". Putin felicita Erdogan pela reeleição na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório