Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Trabalho abnegado". Putin felicita Erdogan pela reeleição na Turquia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou hoje Recep Tayyip Erdogan pela vitória na segunda volta das eleições presidenciais de domingo na Turquia, através de uma mensagem publicada no portal do Kremlin.

"Trabalho abnegado". Putin felicita Erdogan pela reeleição na Turquia
Notícias ao Minuto

12:16 - 29/05/23 por Lusa

Mundo Eleições

"A vitória eleitoral foi o resultado natural do seu trabalho abnegado à frente da República da Turquia, uma prova clara do apoio do povo turco aos seus esforços para reforçar a soberania do Estado e prosseguir uma política externa independente", escreveu o Presidente russo na mensagem a Erdogan.

Putin salientou, em particular, a contribuição pessoal de Erdogan para o reforço das relações de amizade entre os dois países e a cooperação "mutuamente benéfica" em vários domínios.

"Gostaria de confirmar a nossa disponibilidade para prosseguir o diálogo construtivo sobre questões atuais da agenda bilateral, regional e internacional", acrescentou Putin, que mantém uma forte relação pessoal com Erdogan.

Na mensagem, Putin sublinhou a importância da execução de projectos conjuntos no domínio da energia, como a construção da central elétrica de Akkuyu e a criação de um centro de produção e armazenamento de gás no território da Turquia.

Nesse sentido, Moscovo sublinhou ainda que tem objetivos "muito ambiciosos" com Ancara.

"Existe uma grande dinâmica por trás dos projectos conjuntos [entre Moscovo e Ancara] e esperamos que esta dinâmica se mantenha. Os objetivos são muito, muito ambiciosos", disse já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas.

Erdogan conseguiu no domingo 52,1% dos votos, vencendo o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, que obteve 47,9% na segunda volta das eleições presidenciais turcas de domingo, após terem sido contados 99,5% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral local.

Perante os apoiantes, o chefe de Estado, que está há 20 anos no poder, garantiu que vai cumprir "todas as promessas feitas ao povo" e salientou que cada eleição é "um renascimento".

"A nossa nação confiou-nos a responsabilidade de governar o país nos próximos cinco anos", afirmou Erdogan, em frente à sua residência em Istambul, perante uma multidão entusiasmada.

Por seu lado, o opositor Kemal Kiliçdaroglu expressou tristeza pelo futuro da Turquia.

"Estou profundamente triste com as dificuldades que o país enfrenta", disse o candidato derrotado e líder do principal partido da oposição da Turquia, falando na sede do seu partido, em Ancara, após a reeleição de Erdogan.

Leia Também: Guterres felicita Erdogan por reeleição e espera "reforçar cooperação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório