Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ucrânia promete destruir "inimigos" em vídeo de recrutamento militar

Ao mesmo tempo que se 'declaram' à Ucrânia, a sua "terra amada", os militares prometem destruir "os inimigos da pátria".

Notícias ao Minuto

09:54 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou, a 27 de maio, um vídeo de recrutamento militar, no qual os soldados prometem destruir os “inimigos” que “assassinaram os nossos irmãos” e que “violaram as nossas irmãs”.

As imagens, partilhadas através da rede social Twitter, foram gravadas tal e qual um filme de ação, mostrando soldados ucranianos a disparar mísseis, a guiar tanques de combate, e a vaguear pela vegetação, enquanto recitam, numa só voz, uma ‘oração’ contra os “inimigos”.

Ao mesmo tempo que se ‘declaram’ à Ucrânia, a sua “terra amada”, os militares prometem destruir “os inimigos da pátria, aqueles que assassinaram os [seus] irmãos, e aqueles que violaram as [suas] irmãs”.

“Que a minha mãe continue firme para matar os inimigos. Que a minha visão continue clara para matar os inimigos”, enumeram ainda, apelando ao recrutamento nas forças armadas.

“Não há força no mundo que possa impedir esta nação de alcançar o seu sagrado objetivo de viver em liberdade na sua terra dada por Deus”, escreveu a entidade, na mesma publicação.

De notar que a data da contraofensiva ucraniana permanece suspensa porque, de acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, morreria “muita gente”, o que este qualificou como “inaceitável”.

“Ainda precisamos de um pouco mais de tempo”, disse, em meados de maio, numa entrevista a várias emissoras de televisão.

O responsável assegurou, no entanto, que as tropas ucranianas estavam “prontas”, ainda que aguardassem por “algumas coisas”, como veículos blindados prometidos pelos aliados.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 8.895 civis desde o início da guerra e 15.117 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Assista às imagens na galeria acima.

Leia Também: Bailarinas ucranianas celebram formatura nas ruínas de escola em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório