Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Eleições antecipadas no Equador marcadas para 20 de agosto

O Conselho Nacional Eleitoral do Equador confirmou hoje que as eleições gerais antecipadas serão realizadas no dia 20 de agosto, depois de o presidente Guillermo Lasso dissolver o parlamento na semana passada.

Eleições antecipadas no Equador marcadas para 20 de agosto
Notícias ao Minuto

10:25 - 24/05/23 por Lusa

Mundo Equador

A decisão do presidente surgiu depois de ter comparecido na Assembleia Nacional, no dia 16 de maio, para apresentar a sua defesa num processo de alegado desvio de fundos (peculato), processo iniciado pela oposição e que poderia levar à sua destituição.

Lasso defendeu-se perante o parlamento, insistindo que não havia provas ou testemunhos de irregularidades.

Os legisladores acusam Lasso de não ter atuado para rescindir um contrato com várias irregularidades entre a empresa estatal de transporte de petróleo Flota Petrolera Ecuatoriana e a entidade privada Amazonas Tankers.

Ao dissolver o parlamento, o presidente recorreu pela primeira vez a uma opção dada pela Constituição em caso de conflito com o poder legislativo.

As eleições, as terceiras no Equador em quatro anos, tiveram de ser convocadas dentro de três meses, tanto para a assembleia como para a presidência, e os candidatos vencedores irão cumprir até 2025 o restante mandato interrompido pela atual situação política no país.

Se necessário, será realizada uma segunda volta eleitoral em outubro.

Lasso, um ex-banqueiro, foi eleito em 2021 e enfrentou desde o início do mandato uma forte oposição na Assembleia Nacional, composta por 137 membros.

Leia Também: Tribunal Constitucional do Equador confirma dissolução do parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório