Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento esloveno reconhece genocídio ucraniano pelo regime de Estaline

O Parlamento da Eslovénia aprovou esta terça-feira uma declaração na qual reconhece o "Holodomor" como o extermínio e genocídio ucraniano de milhões de pessoas durante a década de 1930, pelo regime soviético de Joseph Estaline.

Parlamento esloveno reconhece genocídio ucraniano pelo regime de Estaline
Notícias ao Minuto

23:39 - 23/05/23 por Lusa

Mundo Eslovénia

A declaração em memória do "Holodomor" foi apoiada por todos os grupos políticos, exceto a esquerda, noticiaram os órgãos de comunicação eslovenos.

A Eslovénia junta-se a mais de 20 países que já reconheceram a fome causada pelo homem na Ucrânia como genocídio.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a medida numa nota através da rede social Twitter, onde agradeceu "aos deputados eslovenos" pela adoção da declaração.

Também o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, agradeceu à Eslovénia por reconhecer o "Holodomor" como genocídio do povo ucraniano.

"A mudança de hoje alcança duas coisas: memória e justiça. Memória significa respeito por milhões de vítimas inocentes deste terrível crime. Justiça significa que tais crimes nunca se devem repetir", vincou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia no Twitter.

Apelidada como "o celeiro da Europa" pela fertilidade dos seus solos negros, a Ucrânia perdeu vários milhões de habitantes na grande fome de 1932-1933, num cenário de coletivização de terras, orquestrada, segundo historiadores, por Estaline para reprimir qualquer desejo de independência neste país, então uma república soviética.

Em meados de dezembro, o Parlamento Europeu também qualificou o "Holodomor" como genocídio.

Vários parlamentos de países europeus reconheceram o "Holodomor" como genocídio, incluindo os países bálticos, a Polónia, a República Checa e Portugal.

Alguns outros países, como a Argentina, Chile e Espanha, condenaram-no como "um ato de extermínio".

A Rússia nega categoricamente esta classificação, referindo que a grande fome da década de 1930 não fez vítimas apenas ucranianas, mas também russas ou cazaques, entre outros povos.

Leia Também: Putin agradece a líder sérvio-bósnio pela "neutralidade" sobre a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório