Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Alemanha convoca embaixador turco após críticas a buscas a jornalistas

O Governo alemão convocou hoje o embaixador da Turquia em Berlim para rejeitar críticas ao sistema judicial provocadas por rusgas recentes a jornalistas turcos em Frankfurt, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

Alemanha convoca embaixador turco após críticas a buscas a jornalistas
Notícias ao Minuto

16:58 - 23/05/23 por Lusa

Mundo Berlim

"O embaixador turco (...) foi informado de que o Governo federal rejeita firmemente as acusações do Governo turco sobre a liberdade de expressão e de imprensa, bem como sobre o poder judicial na Alemanha", disse o ministério.

A convocação do embaixador turco seguiu-se a uma decisão semelhante de Ancara relativamente ao embaixador alemão, em 17 de maio, após as buscas a dois jornalistas de um diário turco pró-governamental.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco denunciou, na altura, a "detenção injustificada de dois representantes da delegação de Frankfurt do jornal Sabah" como um "ato destinado a intimidar e assediar a imprensa turca".

O Ministério Público de Darmstadt (Alemanha) garantiu que não houve detenções, mas confirmou as buscas aos dois jornalistas, durante as quais foram apreendidos "suportes eletrónicos e outras provas".

Segundo o Sabah, as rusgas que visaram os dois jornalistas resultaram de uma queixa apresentada por apoiantes do teólogo Fethullah Gulen, radicado nos Estados Unidos, que Ancara acusa de ter planeado a tentativa de golpe de Estado de 2016.

"A detenção de jornalistas turcos por causa dos seus artigos sobre a organização terrorista Feto [acrónimo utilizado por Ancara para designar o movimento Gulen] é uma clara violação da liberdade de imprensa", reagiu na rede social Twitter o diretor de comunicação da Presidência turca, Fahrettin Altun.

Leia Também: Erdogan agradece apoio dado pelo terceiro classificado nas eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório