Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Irlanda do Norte. Eleições locais podem decidir impasse político

O politólogo Jamie Pow acredita que os resultados das eleições autárquicas de quinta-feira na Irlanda do Norte poderão influenciar o impasse político nesta província britânica, que perdura devido ao impacto da saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'). 

Irlanda do Norte. Eleições locais podem decidir impasse político
Notícias ao Minuto

09:49 - 17/05/23 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

Embora se tratem de eleições locais, têm certamente um significado acrescido devido à ausência continuada de um governo em Stormont [sede do parlamento norte-irlandês]", afirmou à agência Lusa o professor de Ciência Política da Universidade Queen's University Belfast.

Desde fevereiro de 2022 que a província britânica não tem um executivo em funções, derrubado pelo Partido Democrata Unionista (DUP) para forçar o Governo britânico a renegociar o Protocolo relativo ao território no acordo de saída da União Europeia (UE). 

Os unionistas rejeitaram entretanto também o acordo-quadro de Windsor, apresentado este ano pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, como a solução para os problemas da circulação de mercadorias com o resto do Reino Unido. 

"O DUP pretende que os resultados das eleições autárquicas pressionem o Governo do Reino Unido a renegociar", salientou o académico. 

Porém, acrescentou, "se a mensagem do DUP falhar e perder apoio, isso reforçará a posição de outros partidos que procuram uma restauração imediata do governo descentralizado de Stormont".

O DUP tem feito campanha para centralizar o voto dos unionistas, que defendem a permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido. 

O Partido Unionista do Ulster (UUP), mais pequeno, tem reservas quanto ao acordo-quadro de Windsor, mas argumenta que o governo regional deve voltar a funcionar para resolver estas questões. 

O Sinn Féin, principal partido republicano, que defende a unificação política com a República da Irlanda, "está empenhado em manter a dinâmica de sucesso nas eleições para a Assembleia no ano passado". 

Nas eleições regionais de maio, o Sinn Féin ultrapassou o DUP em número de votos pela primeira vez na história da província, mas o politólogo salienta que isto não quer dizer que exista uma maioria favorável a um referendo sobre o futuro estatuto constitucional. 

"O crescente sucesso eleitoral do Sinn Féin nos últimos anos não equivale a um aumento do apoio à unificação irlandesa, mas os partidos unionistas também não devem ser complacentes", avisou.

Segundo Jamie Pow, "o debate sobre o futuro da Irlanda do Norte, quer dentro do Reino Unido, quer como parte de uma Irlanda unida, foi galvanizado pelo 'Brexit' e pode muito bem ganhar ímpeto, mas é provável que um referendo ainda esteja longe".

As eleições autárquicas na Irlanda do Norte, adiadas por duas semanas devido à coroação do Rei Carlos III em 06 de maio, vão escolher 462 autarcas em 11 municípios. 

Há quatro anos, o DUP perdeu oito lugares mas ainda assim manteve 122, acima dos 105 do Sinn Féin e dos 75 do UUP.

Na altura, o partido Aliança foi o que mais progrediu, quase duplicando o número de vereadores para 53, passando a quinto maior partido, atrás do Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP).

Leia Também: Sunak avisa unionistas para risco de perderem apoio na Irlanda do Norte 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório