Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Operação militar mata pelo menos 44 membros do Al Shebab na Somália

Pelo menos 44 alegados membros do grupo terrorista Al Shebab morreram numa operação militar realizada no centro sul da Somália, foi hoje anunciado pelo Governo somali.

Operação militar mata pelo menos 44 membros do Al Shebab na Somália
Notícias ao Minuto

13:28 - 13/05/23 por Lusa

Mundo Somália

A operação foi conduzida pelas Forças Nacionais de Informação e Segurança da Somália em conjunto com parceiros internacionais e foi dirigida a um "ponto de encontro" do grupo na zona de Ali Fuuto, no município de Kurtunwarey, de acordo com o Ministério da Informação da Somália, citado pela agência noticiosa Efe.

A operação foi realizada após "12 meses de planeamento meticuloso do Serviço Nacional de Informações" e originou a destruição das instalações e a morte de "alguns líderes" da organização, refere o documento, que não acrescenta mais detalhes.

A operação surge depois de uma reunião de várias personalidades -- incluindo o comandante da coligação multinacional de apoio à Somália, o general Mohamed Ali Barise, e o embaixador do Quénia na Somália, Thomas Chepkuto -- para acelerar a segunda fase da "guerra total" declarada pelas autoridades contra o grupo.

A primeira fase terminou, segundo o Governo somali, com cerca de 3.000 milicianos mortos e mais de 70 cidades recapturadas, numa ofensiva militar que agora abrange o sul do país.

Leia Também: Exército da Somália mata 60 terroristas do Al-Shebab

Recomendados para si

;
Campo obrigatório