As autoridades sanitárias do Paquistão anunciaram que nasceu, na cidade de Islamabad, um bebé com dois pénis - ambos funcionais - e sem ânus. O caso foi divulgado pela publicação médica International Journal of Surgery Case Reports, tendo sido citado por vários meios internacionais.
De acordo com o hospital onde o bebé nasceu, este conseguia urinar pelos dois orifícios, mas teve de ser submetido a uma colonoscopia para criar uma abertura para evacuar as fezes. Esta operação consistiu em desviar uma extremidade do cólon do bebé para uma abertura no lado esquerdo inferior do abdómen, permitindo assim que ele pudesse defecar.
Tratar-se-á de um caso raro de difalia. A difalia é uma anomalia congénita, cuja principal característica é o facto de uma pessoa ter dois pénis.
Em todo o mundo, foram registados apenas 100 casos, o primeiro dos quais em 1609. Segundo a mesma publicação, nestes casos, apenas 1% dos doentes tem também um defeito que afeta a zona retal.
O bebé nasceu após uma gestação de 36 semanas, e recebeu cirurgia e tratamento no Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão. O menino já terá tido alta, mas continua a ser acompanhado pela equipa médica.
Leia Também: Nasceram mais bebés e morreram menos pessoas, mas saldo continua negativo