Numa altura em que as autoridades mexicanas estão a ser questionadas por vários casos de desaparecimentos de turistas norte-americanas, a imprensa local avançou que foram encontrados mais oito corpos, desta vez num resort turístico na cidade de Cancún.
Os corpos das oito pessoas ainda não foram identificados e, citado pela Associated Press, o procurador-geral da região de Quintana Roo prometeu que as autoridades vão continuar a investigar o incidente.
A agência de notícias nota que, apesar de ser comum que pessoas desaparecidas surjam em valas clandestinas - normalmente usadas pelos gangues do narcotráfico para deixar pessoas raptadas -, o caso está a ganhar contornos surpreendentes por surgirem em Cancun, a 'joia' do turismo do México.
Cinco dos corpos foram encontrados num edifício em construção, aparentemente abandonado. Estima-se que tenham sido largados no local há entre uma semana e dois meses. Três das pessoas já foram confirmadas como pessoas desaparecidas.
Os restos mortais das restantes três vítimas estavam na periferia da localidade, numa zona de floresta próxima do aeroporto e a cerca de 15 quilómetros das praias. Estas ainda não foram identificadas.
A cidade de Cancun, outrora livre do impacto do narcotráfico mexicano, tem-se tornado cada vez mais atingida pelas sequelas deste conflito. À medida que as organizações criminosas locais lutam pelo controlo das rotas de comércio, que passam por Cancun (que fica na região mais a leste do México, banhada pelo Mar das Caraíbas), mais civis acabam por ser apanhados pelo conflito.
No início de abril, quatro homens foram mortos durante uma disputa entre grupos rivais, tendo sido encontrados junto a um hotel à beira-mar.
Além disso, têm sido recorrentes os casos de turistas dos Estados Unidos desaparecidos no país, e as autoridades norte-americanas passaram a pedir explicações à polícia mexicana pelos incidentes. Segundo a Associated Press, há mais de 112 mil pessoas registadas como desaparecidas no país.
Leia Também: Quatro pessoas assassinadas na zona turística de Cancún