Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Oito presos da ETA em greve de fome desistem após ser dada cela própria

Garikoitz Etxeberria cumpre pena cumulativa de 20 anos por pertencer a uma organização terrorista, transportar e depositar substâncias explosivas, posse ilegal de armas e falsificação.

Oito presos da ETA em greve de fome desistem após ser dada cela própria
Notícias ao Minuto

19:57 - 25/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Oito presos da ETA - sete deles de Nanclares e um de Navarra - que estavam em greve de fome, abandonaram o protesto depois que um deles, Garikoitz Etxeberria, ter recebido cela própria que pedia na prisão. 

Tudo começou no dia 14 quando Etxeberria foi transferido e colocado numa cela com outro detento. Solicitou uma cela individual, o que lhe foi negado, pelo que começou uma grave de fome. 

Depois, outros sete juntaram-se. Hoje, a organização Tinko deu a conhecer que o grupo conseguiu a reinvindicação, cita a Europa Press.  

Segundo a agência EFE, Garikoitz Etxeberria cumpre pena cumulativa de 20 anos por pertencer a uma organização terrorista, transportar e depositar substâncias explosivas, posse ilegal de armas e falsificação.

Etxeberria foi condenado por fazer parte de um comando implicado na posse de 240 quilos de explosivos, que foram encontrados num esconderijo em Amorebieta e no vale de Atxondo.

Leia Também: 25 Abril. Raimundo diz que é preciso "caminhar muito para cumprir Abril"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório