Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Etiópia anuncia negociações com rebeldes da região de Oromia

O primeiro-ministro da Etiópia anunciou na terça-feira o início de negociações de paz com os rebeldes do Exército de Libertação Oromo (OLA), que luta há décadas pela secessão da região de Oromia.

Etiópia anuncia negociações com rebeldes da região de Oromia
Notícias ao Minuto

07:37 - 24/04/23 por Lusa

Mundo Etiópia

"Negociações de paz" com o OLA "começarão na Tanzânia na terça-feira", disse Abiy Ahmed, numa cerimónia pública no domingo à noite. "O governo e o povo etíope precisam desesperadamente desta negociação. (...) Apelo a todos para fazerem a sua parte," acrescentou.

Num comunicado divulgado também no domingo à noite, o OLA confirmou: "o regime etíope aceitou os nossos termos para as negociações de paz, que incluem a participação de uma terceira parte independente como mediadora e o compromisso de manter a transparência durante todo o processo".

"Desde o início do conflito que o OLA invariavelmente apelou ao diálogo pacífico como única solução viável", disse a organização. "É reconfortante ver que o regime chegou finalmente à mesma conclusão", acrescentou.

O OLA separou-se da Frente de Libertação Oromo (OLF), em 2018, quando este outro grupo separatista anunciou que desistia da luta armada pela secessão de Oromia, a maior e mais populosa do país, que circunda a capital Adis Abeba, aceitando a oferta de amnistia do primeiro-ministro.

O OLA foi aliada da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF, na sigla em inglês) no conflito do Tigray e reivindicou a responsabilidade por vários ataques nos últimos meses.

O Governo da Etiópia assinou em novembro de 2022, na África do Sul, um acordo de cessação das hostilidades com a TPLF, que prevê a implementação de medidas para a paz, incluindo a criação de uma administração provisória em Tigray.

Leia Também: Iniciado processo de libertação de detidos durante conflito do Tigray

Recomendados para si

;
Campo obrigatório