Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Líbia vive "oportunidade histórica" para terminar com década de crise

O representante especial da ONU para a Líbia (UNSMIL) sublinhou hoje que os líbios enfrentam "uma oportunidade histórica para superar" a crise em que o seu país se encontra desde 2011, esperando a realização de eleições ainda este ano.

Líbia vive "oportunidade histórica" para terminar com década de crise
Notícias ao Minuto

22:30 - 18/04/23 por Lusa

Mundo Líbia

"Abriu-se uma oportunidade histórica para superar esta década de crise", realçou o senegalês Abdoulaye Bathily, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Nas últimas semanas, "há uma nova dinâmica na Líbia", ao decorrerem "intensas consultas entre os atores de segurança".

"Líderes institucionais e políticos também estão a tomar medidas para levar adiante o processo político", apontou ainda, citado pela agência France-Presse (AFP).

Abdoulaye Bathily congratulou-se particularmente com a realização de várias reuniões em março e abril em Tunes, Tripoli, Benghazi (Líbia) e Sebha (Líbia), entre representantes militares de várias regiões do país que "comprometeram-se a apoiar todas as fases das eleições, rejeitar a violência em toda a Líbia e tomar medidas práticas para o regresso em segurança das pessoas deslocadas".

"Os encontros entre unidades militares e formações de segurança do Leste, Oeste e Sul representam um avanço. Estes encontros têm um grande valor simbólico no caminho da reconciliação e da unificação do país", destacou.

Para o enviado da ONU para a Líbia, esta "nova dinâmica nacional" deve ser "sustentável e amplificada", garantindo que a ONU continuará o seu trabalho de mediação para que estejam reunidas todas as condições "políticas, jurídicas e de segurança" para que as eleições "possam ser realizadas este ano".

As eleições presidenciais e legislativas, inicialmente marcadas para dezembro de 2021, tinham sido adiadas por tempo indeterminado devido a persistentes divergências, nomeadamente sobre a base legal do ato eleitoral e a presença de candidatos controversos.

A Líbia atravessa uma crise política grave desde a revolta de 2011 que levou à queda de Mouammar Kadhafi, no poder durante 42 anos de ditadura.

Dois governos disputam o poder, um instalado em Tripoli e reconhecido pela ONU, e outro apoiado pelo homem forte da região leste do país, o marechal Khalifa Haftar.

Leia Também: Comité militar apela à necessidade de retirar mercenários da Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório