Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Zelensky visita Avdiivka, um dos principais palcos da guerra. As imagens

O presidente ucraniano visitou a linha da frente e o hospital militar da cidade localizada perto da região de Donetsk, anexada pela Rússia.

Notícias ao Minuto

19:30 - 18/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou, esta segunda-feira, a cidade de Avdiivka, perto da capital da região de Donetsk, anexada em setembro pela Rússia. Segundo uma nota da Presidência da Ucrânia, o chefe de Estado ucraniano visitou a linha da frente da frente e um hospital militar. 

Adviivka tem sido um dos principais palcos de combates da frente leste da guerra na Ucrânia.

“Tenho a honra de estar aqui hoje, para vos agradecer pelo vosso serviço, por defenderem a nossa terra, a Ucrânia, as nossas famílias. (...) Desejo-vos apenas a vitória - é isto que desejo a cada ucraniano, é isto que é muito importante para todos nós. Desejo boa saúde a todos vós e às vossas famílias, e estou sinceramente grato em nome de todos os ucranianos pelo grande caminho que todos os dias percorrem”, disse Zelensky aos soldados da linha da frente, citado pela presidência.

Já na visita ao hospital militar, Zelensky agradeceu aos soldados feridos “pelo seu serviço” e desejou-lhes uma “rápida recuperação”. 

“Quero agradecer-vos e desejar-vos, como parte da equipa que luta pela vitória da Ucrânia, a saúde que dás aos nossos rapazes e raparigas", disse ainda aos profissionais de saúde.

Veja imagens da visita na galeria acima.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Nuclear? Medvedev lembra Hiroshima e Nagasaki e acusa EUA de "hipocrisia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório