Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Britânicos dizem que Rússia se prepara para receber financiamento externo

Compra de dívida soberana russa poderá servir para financiar guerra na Ucrânia, alerta Ministério da Defesa do Reino Unido.

Britânicos dizem que Rússia se prepara para receber financiamento externo
Notícias ao Minuto

09:30 - 05/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Ministério da Defesa do Reino Unido, no seu relatório diário, dá conta de que, a 28 de março de 2023, "o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que um movimento para emitir parte da dívida soberana da Rússia em moedas estrangeiras estava em desenvolvimento".

No Twitter, os britânicos argumentam que este movimento é "quase de certeza uma indicação de que a Rússia antecipa apoio financeiro externo de países que considera 'amigáveis'".

"Assim que a operação estiver concluída, os investidores de outros países poderão comprar a dívida soberana russa e, portanto, financiar alguns dos futuros déficits orçamentais da Rússia", sendo que "esses investidores estariam a financiar indiretamente a invasão da Ucrânia pela Rússia", lê-se ainda na nota informativa.

O Ministério da Defesa do Reino Unido alega que, "em meses recentes, os próprios bancos da Rússia foram as principais entidades a comprar dívida do Estado russo". Porém, "não deverão ter a capacidade de financiar por completo futuros déficits orçamentais".

Por isso, "oficiais russos provavelmente veem a emissão de dívida externa como uma forma de tapar buracos nas finanças da Rússia, planeando uma longa guerra na Ucrânia". O sucesso da implementação destas medidas, concluem os britânicos, mantém-se "incerto".

Leia Também: Rússia diz que devolverá crianças deportadas se famílias pedirem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório