Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia emite ordem de busca e prisão de fundadora do grupo Pussy Riot

As autoridades russas emitiram hoje um mandado de busca e detenção de Nadezhda Tolokonnikova, uma das fundadoras do grupo feminista punk Pussy Riot, que atualmente reside num país da União Europeia.

Rússia emite ordem de busca e prisão de fundadora do grupo Pussy Riot
Notícias ao Minuto

16:44 - 29/03/23 por Lusa

Mundo Rússia

O seu nome está na base de dados das pessoas procuradas pelo ministério do interior.

No início de março, a Rússia iniciou uma investigação criminal contra Tolokonnikova por "ofender os sentimentos dos crentes" em mensagens publicadas nas redes sociais.

No ano passado, a outra fundadora do grupo, Maria Alyokhina, foi alvo do mesmo mandado, no âmbito de um caso sobre protestos durante as restrições sanitárias devido à pandemia covid-19.

Alyokhina também participou nas manifestações em apoio ao líder da oposição russa Alexei Navalny no início de 2021, fortemente reprimidas pelas autoridades.

Em dezembro do ano passado, em conjunto com novos membros do grupo Pussy Riot, Alyokhina lançou um vídeo musical a condenar a invasão russa da Ucrânia.

Fundadas em 2011, as Pussy Riot tornaram-se conhecidas um ano depois, quando três foram detidas na sequência de uma atuação contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa igreja de Moscovo. Foram acusadas e condenadas a dois anos de cadeia por "vandalismo motivado por ódio religioso".

Leia Também: Mais de 15 mil soldados russos morreram, dizem publicações independentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório