Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Louvre fechado devido aos protestos contra o aumento da idade da reforma

Manifestantes derrubaram as barreiras da polícia e invadiram o museu.

Notícias ao Minuto

10:44 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Os manifestantes contra a reforma das pensões, imposta pelo presidente francês Emmanuel Macron invadiram o Louvre, em Paris, o que fez com que o museu não conseguisse abrir as suas portas aos visitantes na manhã desta segunda-feira.

"Devido aos protestos, o Museu do Louvre não conseguiu abrir esta manhã. Agradecemos a vossa compreensão", lê-se num tweet do Museu do Louvre.

Já num comunicado divulgado pela imprensa francesa, o museu revelou que está fechado, desde as 9h desta segunda-feira, por "iniciativa do sindicato dos funcionários do museu", que faz parte da "mobilização contínua da Cultura que exige a retirada da nova lei das pensões".

Nas imagens partilhadas nas redes sociais veem-se centenas de manifestantes, carregados de bandeiras sindicais, reunidos em frente ao museu de renome internacional, para protestar contra a decisão do governo francês de aumentar a idade da reforma de 62 para 64 anos.

No Twitter, foram também partilhados vídeos dos manifestantes a derrubarem as barreiras das autoridades e a entrarem pelos corredores do Louvre. Neles, ouvem-se os manifestantes a gritar: "A Mona Lisa está em greve".

Recorde-se que, nos últimos dias, França tem estado sob tensão. Os protestos contra o aumento da idade da reforma levaram a confrontos violentos entre os manifestantes e as autoridades. Centenas de pessoas, entre os quais polícias, foram feridos e há até registo de um morto.

Leia Também: Autarca de Paris critica teimosia de Macron e condena violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório