Manifestantes pegaram fogo ao edifício da Câmara Municipal de Bordéus
O fogo foi extinto pelos bombeiros e uma pessoa foi detida.
© Getty Images

Mundo França
A porta do edifício da Câmara Municipal de Bordéus foi incendiada nesta quinta-feira, 23 de março, por volta das 20h15 [hora local, menos uma em Portugal continental], durante os protestos em França. O fogo foi extinto pelos bombeiros.
Segundo o Le Parisien, o incêndio ocorreu numa "manifestação selvagem" após a mobilização sindical original.
Já de acordo com a France Bleu, os danos parecem estar limitados à entrada do edifício. O autarca está no local e anunciou a detenção de um homem relacionado com o incidente.
Os meios franceses replicam agora, em massa, estas imagens, dando-os como as mais fortes dos protestos de hoje.
🇫🇷 Protesters in #France set fire to Bordeaux City Hall.#FranceProtests pic.twitter.com/e1ShdGdUm0
— Newsistaan (@newsistaan) March 23, 2023
A mobilização contra a revisão da lei das pensões continua a aumentar por toda a França, uma semana após a adoção automática do diploma, mas a nona jornada de contestação foi hoje também marcada por mais violência nas ruas.
Recorde-se que este dia de protestos a nível nacional - o nono desde 19 de janeiro, mas o primeiro desde que o Governo recorreu a uma disposição constitucional para fazer passar o texto sem votação parlamentar, a 16 de março - concentrou 3,5 milhões de pessoas, segundo a central sindical Confederação Geral do Trabalho (CGT), e 1,08 milhões, segundo a polícia.
Paris registou um número recorde de manifestantes e a mobilização mais do que duplicou em todo o país em relação à oitava jornada de contestação, a 15 de março, quando 480.000 pessoas saíram à rua em França, segundo o Ministério do Interior.
[Notícia atualizada às 21h06]
Leia Também: Protestos em França. "Macron quer silenciar protestos com repressão"
Comentários
Regras de conduta dos comentários