Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Conflito nuclear"? Risco é o maior em "décadas", diz diplomata russo

Responsável russo diz que a probabilidade de ocorrer um conflito nuclear "é maior do que qualquer coisa" que se viu "nas últimas décadas".

"Conflito nuclear"? Risco é o maior em "décadas", diz diplomata russo
Notícias ao Minuto

17:31 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Nuclear

O risco de um conflito nuclear está agora num nível recorde em décadas. A declaração foi feita pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Ryabkov, esta quarta-feira. 

"Não gostaria de entrar numa discussão sobre se a probabilidade de um conflito nuclear é alta hoje, mas, de qualquer forma, é maior do que qualquer coisa que vimos nas últimas décadas, vamos colocar as coisas desta forma", disse o responsável, de acordo com a agência estatal russa TASS, durante uma discussão intitulada 'Um mundo sem START: O que se segue?'.

No entanto, Sergei Ryabkov disse que Moscovo não se afasta "das principais disposições, doutrinárias e políticas", reafirmando o seu compromisso de que o mundo deve estar seguro e livre da ameaça nuclear e apontou o dedo aos Estados Unidos.

"Mas, é claro, Estados não nucleares, especialmente aqueles que não são afiliados a grupos liderados pelos EUA e não estão inclinados a concordar com Washington em todas as questões, esses Estados poderiam afirmar a sua posição mais alto para chamar à ordem os políticos nas capitais do Ocidente, incluindo Washington, que perderam completamente o senso de realidade", rematou.

Recorde-se que, em fevereiro, a Rússia suspendeu a sua participação no tratado New START, o último pacto de controlo de armas nucleares que restava com os Estados Unidos.

A decisão foi amplamente criticada pelo Ocidente e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recriminou o estilo "terrorista" com que Moscovo comunica.

Leia Também: Compactuar com interesses dos EUA? Lavrov avisa ex-repúblicas soviéticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório