O "histórico valor" da nova dotação da Global Environment Facility (GEF), organização financeira que subsidia projetos relacionados com o meio ambiente, foi anunciado num comunicado conjunto das secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente do México.
Os fundos a alocar foram acordados no âmbito da V Assembleia da GEF, que juntou desde domingo, em Cancun, representantes de mais de 150 países, 17 organismos internacionais e 159 organizações sociais.
"A decisão do México de duplicar o seu investimento no fundo (para 20 milhões de dólares durante o quadriénio) foi a a chave que abriu a porta aos outros países doadores", disse a presidente da Global Environment Facility, Naoko Ishii, citada pela agência Efe.
No comunicado, o Governo mexicano destaca ainda a participação no evento de académicos de renome, como Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e Prémio Nobel da Paz (2007) ou o professor Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Durante a assembleia, o Banco Nacional de Comércio Externo do México firmou um protocolo de adesão ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cujo objetivo é contribuir para o financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento económico e social com responsabilidade ambiental.
Fundada em 1991, a GEF é uma organização financeira independente que subsidia projetos relacionados com o meio ambiente que conta com 183 países membros.