Grécia enfrenta greve geral após acidente ferroviário que fez 57 mortos

A Grécia acordou hoje com muitos serviços paralisados devido a uma greve geral de 24 horas, cuja principal reivindicação é que sejam encontrados "os verdadeiros culpados" do acidente ferroviário que no dia 28 de fevereiro provocou 57 mortos.

Notícia

© Reuters

Lusa
16/03/2023 09:17 ‧ 16/03/2023 por Lusa

Mundo

Grécia

A greve foi convocada pelos sindicatos do setor privado e público, GSEE e ADEDY, e será acompanhada por manifestações em todo o país.

Atenas está sem transportes públicos, embora alguns serviços mínimos de metro estejam a funcionar para facilitar a deslocação dos cidadãos que desejam participar nos protestos.

Os controladores de tráfego aéreo e os marinheiros também aderiram à greve, razão pela qual boa parte dos voos de hoje foram cancelados, enquanto os navios permanecem atracados nos portos.

Muitas escolas permanecem encerradas porque os sindicatos de professores também aderiram à greve, assim como os ferroviários, que encerraram uma greve de 10 dias na última sexta-feira.

Espera-se que dezenas de milhares de pessoas voltem a se manifestar em toda a Grécia para exigir que seja feita justiça à maior tragédia ferroviária da história do país, num novo protesto massivo como os que vêm ocorrendo desde o acidente.

Os sindicatos também exigem "que cessem as políticas de privatizações", que culpam pelo atual estado de deterioração das ferrovias.

Leia Também: Jornalistas gregos em greve por causa de acidente ferroviário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas