Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grécia enfrenta greve geral após acidente ferroviário que fez 57 mortos

A Grécia acordou hoje com muitos serviços paralisados devido a uma greve geral de 24 horas, cuja principal reivindicação é que sejam encontrados "os verdadeiros culpados" do acidente ferroviário que no dia 28 de fevereiro provocou 57 mortos.

Grécia enfrenta greve geral após acidente ferroviário que fez 57 mortos
Notícias ao Minuto

09:17 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Grécia

A greve foi convocada pelos sindicatos do setor privado e público, GSEE e ADEDY, e será acompanhada por manifestações em todo o país.

Atenas está sem transportes públicos, embora alguns serviços mínimos de metro estejam a funcionar para facilitar a deslocação dos cidadãos que desejam participar nos protestos.

Os controladores de tráfego aéreo e os marinheiros também aderiram à greve, razão pela qual boa parte dos voos de hoje foram cancelados, enquanto os navios permanecem atracados nos portos.

Muitas escolas permanecem encerradas porque os sindicatos de professores também aderiram à greve, assim como os ferroviários, que encerraram uma greve de 10 dias na última sexta-feira.

Espera-se que dezenas de milhares de pessoas voltem a se manifestar em toda a Grécia para exigir que seja feita justiça à maior tragédia ferroviária da história do país, num novo protesto massivo como os que vêm ocorrendo desde o acidente.

Os sindicatos também exigem "que cessem as políticas de privatizações", que culpam pelo atual estado de deterioração das ferrovias.

Leia Também: Jornalistas gregos em greve por causa de acidente ferroviário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório