Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Zelensky sublinha perdas de militares russos nos combates em Bakhmut

Mais de mil militares russos morreram e pelo menos 1.500 ficaram gravemente feridos nos combates da última semana na cidade ucraniana de Bakhmut, disse, este domingo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Zelensky sublinha perdas de militares russos nos combates em Bakhmut
Notícias ao Minuto

22:48 - 12/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

No discurso diário ao país, Zelensky fez um balanço dos combates em Bakhmut, cidade localizada no leste da Ucrânia, onde decorre uma longa batalha há meses e na qual se registam elevadas baixas de ambas as partes.

No entanto, Zelensky afirmou que, desde 6 de março, só na zona de Bakhmut, morreram "mais de 1.100 soldados inimigos, que são perdas irreversíveis da Rússia", e mais de 1.500 militares foram feridos com gravidade.

De acordo com o presidente ucraniano, as forças de Kyiv destruíram mais de dez depósitos russos de munições e dezenas de unidades militares.

No sábado, o grupo de reflexão ('think tank') Instituto para o Estudo da Guerra, em Washington, Estados Unidos, revelou que as forças russas e os mercenários do Grupo Wagner, com ligações ao Kremlin, continuam a lançar ataques terrestres, mas sem sinais de avanço no terreno em Bakhmut.

Esta informação da organização norte-americana surgiu depois de fontes oficiais da Defesa britânica terem referido que os operacionais do Grupo Wagner já tinham tomado grande parte da zona leste de Bakhmut, com o rio Bakhmutka a marcar agora a linha da frente dos combates.

A batalha que dura há seis meses pela cidade ucraniana de Bakhmut, na região de Donetsk, tem sido a mais longa e sangrenta luta da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Para o Kremlin, capturar Bakhmut é essencial para alcançar o seu objetivo declarado de assumir o controlo total de Donetsk, uma das quatro regiões ucranianas que Moscovo anexou ilegalmente em setembro.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As informações sobre a guerra na Ucrânia divulgadas pelas duas partes envolvidas no conflito não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.

Leia Também: Kyiv confirma identidade de soldado executado por militares russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório