Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mortes de negros em confrontos com polícia cresceram no Brasil em 2021

O Brasil registou um aumento de cerca de 6% nas mortes de pessoas negras em confrontos com a polícia em 2021, disse, esta terça-feira, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, em Genebra.

Mortes de negros em confrontos com polícia cresceram no Brasil em 2021
Notícias ao Minuto

17:43 - 07/03/23 por Lusa

Mundo Racismo

Segundo informações publicadas pela ONU News, Volker Turk disse que a fonte a que teve acesso informou que houve uma queda de 31% na morte de brancos, mas uma subida de quase 6% no número de mortes de afrodescendentes em confrontos policiais no Brasil.

O chefe de direitos humanos sublinhou que a violência aplicada de "forma tão desproporcional a pessoas de ascendência africana" por polícias no país sul-americano é um exemplo do profundo dano causado pelo racismo estrutural.

Turk falou ainda de episódios recentes de uso excessivo de força, da discriminação racial e de práticas discriminatórias por parte da polícia na Austrália, na França, na Irlanda e no Reino Unido.

O chefe dos Direitos Humanos mencionou ainda a situação nos Estados Unidos, onde pessoas de ascendência africana têm quase três vezes mais probabilidades de serem mortas pela polícia do que as de raça branca.

Leia Também: ONU insta à obrigatoriedade de inclusão de mulheres em tomadas de decisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório