O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou a sua "solidariedade com o povo de Israel", na sequência dos incêndios que estão a consumir várias zonas do país, há vários dias.
"Plena solidariedade com o povo de Israel que enfrenta terríveis incêndios. Os nossos pensamentos estão com os feridos e com os socorristas que lutam com coragem. A França está pronta para fornecer apoio material nas próximas horas", escreveu Macron na rede social X (antigo Twitter), esta quarta-feira.
Recorde-se que pelo menos cinco cidades foram evacuadas, conforme adiantou a polícia, especificando que são localidades situadas a aproximadamente 30 quilómetros a oeste de Jerusalém.
Embora sejam comuns incêndios em Israel durante a primavera e o verão, devido às altas temperaturas, os serviços de emergência israelitas estão em alerta máximo, já que estes fogos estão a ser considerados os maiores dos últimos anos, causando vários feridos ligeiros e levando à evacuação de várias localidades.
Pleine solidarité avec le peuple israélien qui fait face à de terribles incendies. Nos pensées vont aux blessés et aux secouristes qui luttent avec courage. La France est prête à apporter un soutien matériel dès les prochaines heures.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 30, 2025
As chamas estão a consumir áreas arborizadas perto da estrada entre Latrun e Bet Shemesh, e vários helicópteros estão mobilizados para combater os fogos, segundo relatou um jornalista da agência noticiosa francesa AFP destacado no local.
Muitos condutores abandonaram os seus veículos no meio da estrada e fugiram por entre enormes nuvens de fumo.
A situação levou a ministra das Cerimónias Nacionais, Miri Regev, a cancelar o principal evento do Dia da Independência, agendado para hoje à noite em Jerusalém.
Leia Também: Netanyahu alerta que incêndios florestais podem atingir Jerusalém