Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Coreia do Sul convida norte-coreanos para a missa do papa em Seul

A Coreia do Sul convidou membros da igreja católica norte-coreana a assistirem à missa que o papa Francisco vai celebrar em Seul, a 18 de agosto, informaram hoje as autoridades sul-coreanas.

Coreia do Sul convida norte-coreanos para a missa do papa em Seul
Notícias ao Minuto

08:52 - 25/05/14 por Lusa

Mundo Missa

Porta-vozes do Governo indicaram que representantes da Conferência Episcopal da Coreia e da Arquidiocese de Seul se reuniram com membros da igreja católica da Coreia do Norte na cidade de Shenyang, noroeste da China, a 18 e 19 de maio, tendo-os convidado para assistirem à missa.

O papa Francisco visita a Coreia do Sul entre os dias 14 e 18 de agosto.

No último dia da sua deslocação ao país asiático deverá celebrar uma missa na catedral de Myeongdong, em Seul, na qual transmitirá uma mensagem de paz para a península coreana.

De acordo com declarações de porta-vozes do Governo sul-coreano à agência Yonhap, citadas pela Efe, os representantes católicos da Coreia do Norte indicaram que vão meditar cuidadosamente sobre o convite.

Francisco, que durante a sua visita à Coreia do Sul manterá um encontro com a Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, e participará na VI Jornada da Juventude asiática, que terá lugar na cidade de Daejeon, será o segundo papa a visitar o país, depois de João Paulo II, que o fez em 1984 e em 1989.

Na quarta-feira, o arcebispo de Seul, Andrew Yeom Soo-jung, transformou-se no primeiro cardeal católico a pisar território norte-coreano ao visitar o complexo industrial conjunto de Kaesong.

Andrew Yeom Soo-jung reuniu-se com trabalhadores católicos do parque industrial e manifestou o seu desejo de que as duas Coreias -- que continuam tecnicamente em guerra uma vez que o conflito (1950-53) terminou com a assinatura de um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo -- possam manter o diálogo e promover a paz na península.

A Coreia do Sul tem mais de cinco milhões de católicos (10,9% da população).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório