Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Líder de Taiwan vai reunir-se com Kevin McCarthy

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, vai reunir-se com o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na Califórnia, em vez de Taipé, por sugestão da própria, visando evitar retaliação militar chinesa.

Líder de Taiwan vai reunir-se com Kevin McCarthy
Notícias ao Minuto

09:16 - 07/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Citadas pelo jornal britânico Financial Times, fontes ligadas à organização do encontro disseram que Tsai e McCarthy concordaram em reunir-se nos EUA, devido às preocupações de Taipé com a segurança.

O republicano da Califórnia disse, no verão passado, que queria visitar o território se fosse eleito para o cargo de líder da Câmara dos Representantes.

Em agosto, a visita a Taipé da ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi gerou fortes protestos por parte do governo chinês, que considerou a viagem uma provocação e, posteriormente, fez exercícios militares em torno da ilha, numa escala sem precedentes.

Taiwan é uma das principais fontes de tensão entre Pequim e Washington. A China considera a ilha uma província sua, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força para assumir controlo sobre o território.

Um alto funcionário de Taiwan citado pelo Financial Times disse que o governo de Tsai forneceu à equipa de McCarthy "algumas informações sobre ações recentes do Partido Comunista Chinês e os tipos de ameaças que representam".

O funcionário acrescentou que a China "não está numa boa situação".

"Podem surgir políticas ainda mais irracionais do que no passado", acrescentou o funcionário taiwanês. "Se pudermos tentar coordenar juntos, os riscos podem ser contidos da melhor forma possível para todos os lados".

Tsai vai visitar a Califórnia e Nova Iorque, no início de abril, como parte de um périplo que inclui deslocações à Guatemala e Belize. A presidente também aceitou um convite para discursar na Biblioteca Reagan, no sul da Califórnia, segundo o Financial Times.

Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington, disse que Pequim rejeita todas as formas de interação oficial entre os EUA e Taiwan.

"Não importa [se] são os líderes de Taiwan que visitam os Estados Unidos ou os líderes dos EUA que visitam Taiwan. Isto pode causar danos graves na relação entre China e EUA", disse.

Leia Também: Apreendido nos EUA fentanil suficiente para matar um milhão de pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório