Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Encontrado corredor secreto no interior da Grande Pirâmide de Gizé

O espaço tem cerca de nove metros de comprimento e 2,1 metros de largura e foi descoberto graças às novas tecnologias.

Encontrado corredor secreto no interior da Grande Pirâmide de Gizé
Notícias ao Minuto

23:54 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Egito

Foi encontrado um corredor secreto na Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Segundo revelou a BBC, a passagem interna está localizada perto da entrada principal do monumento.

As autoridades de antiguidades egípcias afirmaram que o espaço tem cerca de nove metros de comprimento e 2,1 metros de largura e terá sido construído para redistribuir o peso da pirâmide. 

A descoberta ocorreu no âmbito do projeto ‘Scan Pyramids’, que usa tecnologia não invasiva, como termografia infravermelha, simulações 3D e imagens de raios cósmicos, para observar o interior da pirâmide.

Foi graças às imagens de raios cósmicos que uma equipa de cientistas conseguiu identificar as mudanças de densidade dentro do monumento e detetou um espaço vazio.

Foram então realizados testes adicionais com recurso a um radar e ultrassom e, posteriormente, inserido um endoscópio de seis milímetros de largura entre as pedras.

Os resultados foram revelados esta quinta-feira, numa conferência de imprensa. “Vamos continuar a procura para ver o que podemos encontrar debaixo ou no fim deste corredor”, garantiu Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades de Egito, citado pela BBC.

A Grande Pirâmide, a edificação mais importante do Império Antigo, foi construída durante o reinado do faraó Khufu (2550 a 2527 antes de Cristo), o segundo da IV dinastia que o historiador grego Heródoto chamou Queops.

Leia Também: Idosa aprende a ler aos 87 anos. "Nunca é tarde para aprender"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório