Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Dois anos de prisão para um caçador que matou lince a tiro em Badajoz

O homem pediu a um funcionário que tentasse esconder o cadáver do animal, uma espécie protegida em vias de extinção. Ficou obrigado ainda ao pagamento de quase 115 mil euros.

Dois anos de prisão para um caçador que matou lince a tiro em Badajoz
Notícias ao Minuto

16:21 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um homem foi condenado a dois anos de prisão por matar um lince - animal em vias de extinção - com uma espingarda, em Badajoz.

O tribunal obrigou ainda o detido a pagar a quantia de 114.158 euros à Junta de Extremadura pelos prejuízos económicos causados ​​pela perda do animal.

O caso ocorreu em 2019, numa pequena reserva de caça de uma quinta agrícola da localidade espanhola.

De acordo com a sentença, citada pelo jornal El País, o caçador atirou em direção ao lince com a intenção de o matar quando este se aproximou da jaula onde estava uma perdiz que servia de isco para atrair outras da sua espécie.

O lince foi morto "a uma distância não superior a 15 metros, estando numa zona sem vegetação e com amplo campo de visão para o arguido. O resultado foi a morte imediata do animal", refere o relatório judicial.

O arguido estava consciente, segundo a sentença, "da presença da espécie de lince no terreno que possuía e que se encontra classificado como em vias de extinção".

A autópsia ao cadáver revela que o animal foi atingido "na região cranial, região torácica, membros anteriores, na região caudal e membros posteriores".

Sabendo que cometeu um crime, o caçador chamou um funcionário da quinta para esconder o corpo no exterior da propriedade, que cobriu o lince com material vegetal para evitar que o cadáver fosse descoberto. O homem acabou por confessar o crime perante os agentes da Guardia Civil, mostrando-lhes o local aproximado onde tinha escondido o animal.

Neste âmbito, o tribunal condenou o empregado pelo crime de ocultação a um ano e seis meses de prisão.

Leia Também: Penamacor avança com cercado para reintroduzir lince ibérico na Malcata

Recomendados para si

;
Campo obrigatório