Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pedro Sánchez em Kyiv para encontro com Zelensky

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, chegou hoje a Kyiv para um encontro com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou o chefe do Governo espanhol, nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

07:14 - 23/02/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/1 ano

"Regresso a Kyiv um ano depois do início da guerra. Estaremos ao lado da Ucrânia e da sua gente até a paz regressar à Europa", escreveu Sánchez numa publicação nas redes sociais que acompanha um vídeo da sua chegada à capital ucraniana, de comboio, hoje de manhã.

Esta é a segunda visita de Pedro Sánchez à Ucrânia desde o início da guerra na Ucrânia, há um ano, em 24 de fevereiro de 2022, com uma invasão da Rússia.

O primeiro-ministro espanhol é o terceiro líder internacional a visitar Kyiv esta semana, depois do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da chefe do Governo de Itália, Giorgia Meloni, na segunda e na terça-feira, respetivamente.

Pedro Sánchez foi recebido na estação ferroviária de Kyiv pelo vice-ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, pelo embaixador da Ucrânia em Madrid e ainda pelo embaixador de Espanha na Ucrânia. 

A seguir, Pedro Sánchez deslocou-se às localidades de Bucha e Irpin, na região da capital, onde as forças russas cometeram no ano passado abusos considerados como "crimes de guerra" pela "comunidade internacional".

Hoje, o primeiro-ministro espanhol deve encontrar-se com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes da sessão parlamentar onde deve falar perante os deputados ucranianos. 

A deslocação do chefe do Governo de Madrid a Kyiv ocorre um dia depois da ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, ter revelado que Espanha vai enviar seis blindados de combate Leopard (fabrico alemão), para a Ucrânia e que vão ser usados nos combates contra o invasor russo.

Leia Também: Ucrânia pede apoio, Rússia acusa Ocidente de "confundir" opinião pública

Recomendados para si

;
Campo obrigatório