Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Cabo Verde. Demitido gestor da Inforpress após demissão de jornalista

O Governo cabo-verdiano anunciou hoje a demissão do cargo do administrador único da agência de notícias, Inforpress, José Vaz Furtado, após a polémica criada por ter demitido o jornalista Geremias Furtado, também presidente da associação da classe do país.

Cabo Verde. Demitido gestor da Inforpress após demissão de jornalista
Notícias ao Minuto

14:10 - 16/02/23 por Lusa

Mundo Governo de Cabo Verde

"Tendo em atenção os acontecimentos recentes e a necessidade de se garantir o normal funcionamento e estabilidade institucional da agência cabo-verdiana de notícias, o Governo deu orientações ao representante do Estado, acionista único da Inforpress, para adoção de uma deliberação unânime, no sentido de exonerar o atual administrador único da sociedade, Dr. José Vaz Furtado", lê-se num comunicado do executivo chefiado por Ulisses Correia e Silva.

Em causa está uma recente polémica entre o administrador e o jornalista Geremias Furtado, que é também presidente da Associação de Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), que criticou a gestão de José Vaz Furtado, tendo este despedido o funcionário.

O caso foi noticiado pelo jornal online Santiago Magazine, dando conta de alguma tensão na agência de notícias, após deslocação do diretor de informação, Hélio Robalo, a Marrocos, para participar num evento a convite da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), com críticas de que alegadamente terá aproveitado a oportunidade para assistir ao Mundial de Clubes.

"O Governo defende a autonomia e a independência dos órgãos públicos de comunicação social, tendo em consideração o alto nível de responsabilidade e de qualidade da democracia cabo-verdiana e da liberdade de imprensa no contexto africano e mundial", refere a nota do Governo.

O executivo cabo-verdiano garante que vai continuar a implementar "as melhores políticas", mobilizando os meios necessários e as reformas legais, conducentes ao cumprimento da "missão insubstituível" da agência de notícias, "para que cumpra os seus objetivos em matéria de prestação de serviço público de informação, com qualidade, rigor e isenção".

No final da nota, o Governo de Cabo Verde aproveitou ainda para reconhecer o "dedicado e competente trabalho" realizado José Vaz Furtado, desde o início das funções, em setembro de 2021, substituindo Jacqueline Furtado de Carvalho.

Leia Também: Rússia condena jornalista a seis anos de prisão por criticar a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório