Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Blinken condena possível balão-espião como "ato irresponsável" de Pequim

O chefe da diplomacia norte-americana comunicou hoje ao seu homólogo chinês o adiamento da sua visita à China, após a deteção de um presumível balão-espião chinês no espaço aéreo dos Estados Unidos, condenando-o como um "ato irresponsável".

Blinken condena possível balão-espião como "ato irresponsável" de Pequim
Notícias ao Minuto

21:01 - 03/02/23 por Lusa

Mundo EUA

"O secretário de Estado [Antony Blinken] tomou boa nota das justificações apresentadas pela China, mas declarou que se tratou um ato irresponsável e uma clara violação da soberania dos Estados Unidos que mina o objetivo da viagem", segundo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

Na conversa telefónica que Antony Blinken manteve com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, o responsável norte-americano explicou-lhe ainda que, devido a este incidente, "não seria oportuno deslocar-se a Pequim, neste momento", mas insistiu que os Estados Unidos desejam "manter os canais de comunicação abertos" com Pequim e que poderá visitar o país assim que "as condições o permitirem".

Horas antes, um responsável norte-americano tinha anunciado o adiamento da visita de Blinken à China -- inicialmente prevista para domingo e segunda-feira -- após a identificação de um balão chinês sobrevoando o espaço aéreo dos Estados Unidos.

Pequim afirmou "lamentar" tal intrusão "involuntária", precisando tratar-se de uma "aeronave civil, utilizada para fins de investigação, principalmente meteorológicos" e que se teria afastado muito da rota definida devido a ventos fortes e por ter capacidades limitadas de condução, como indicou o porta-voz do MNE chinês num comunicado.

Leia Também: Canadá convoca embaixador chinês devido a balão de espionagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório