Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Gelo de sabor 'exótico' ajuda animais a combater calor num zoo do Brasil

Estas guloseimas especiais congeladas, variam de acordo com a espécie e não têm os típicos sabores usados em refrescos. Há de frango, carne picada... ou sangue bovino para o leão Simba e para a pantera negra Poty .

Notícias ao Minuto

11:38 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

O verão no Rio de Janeiro, no Brasil, fez os termómetros marcarem os 50ºC nos últimos dias e tem levado os habitantes a correr às praias para se refrescarem no mar. No entanto, para os animais do jardim zoológico da cidade a solução não é tão simples.

Uma equipa de especialistas decidiu assim criar guloseimas 'exóticas' congeladas para lhes oferecer.

Os sabores dos doces gelados dados aos carnívoros do jardim zoológico não são os habitualmente se encontram nas superfícies comerciais ou num qualquer bar de praia.

Variam de acordo com a espécie, têm sabor de frango, carne picada e sangue bovino para os carnívoros - o leão Simba, de 14 anos, e a pantera negra Poty, de três anos.

Para os primatas os sabores são mais comuns. "Sabem a sorvetes de frutas, que são doces e mais coloridos”, referiu Marina Moraes, bióloga do jardim zoológico, em declarações à agência Associated Press. "Os herbívoros podem saborear couve, abóbora e cenoura", acrescentou.

"Esta é uma parte do nosso programa de bem-estar", destacou Marina Moraes,  acrescentando que "temos muitas atividades para incluir algo diferente na rotina deles". De acordo com a bióloga, o gelo traz um alívio refrescante para os animais, que demoram a comê-lo, e o novo ritual de alimentação também traz mais visitantes ao 'zoo'.

Foi o caso de uma família argentina que visitou o zoológico pela primeira vez. "É fantástico porque faz um calor terrível e o clima é muito húmido", contaram, sublinhando que consideram ser "perfeito para os animais terem gelo".

Muitas crianças também se mostraram fascinadas com a atividade e surpresas ao descobrirem os ingredientes usados na guloseima dada aos animais.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Panda-vermelho foge do recinto em zoo na Califórnia (e regressa após 6h)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório