Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

"Anjo da guarda". Dador de células estaminais conhece mulher que salvou

A norte-americana Diane Fargo, que sofre de leucemia, foi a 'sortuda' que recebeu a dádiva de Callum Kennedy-Mann, um britânico de 22 anos.

"Anjo da guarda". Dador de células estaminais conhece mulher que salvou
Notícias ao Minuto

10:11 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Leucemia

Callum Kennedy-Mann, um dador de células estaminais de Londres, Inglaterra, voou até à Pennsylvania, nos Estados Unidos, e foi visitar ao hospital a mulher cuja vida conseguiu salvar.

Diane Fargo, que sofre de leucemia, foi a 'sortuda' que recebeu a dádiva e descreveu o seu 'salvador' de 22 anos como o "anjo da guarda".

Em declarações à BBC News esta sexta-feira, Callum contou que ficou surpreendido ao receber um telefonema, em 2019, a dizer que tinha compatibilidade genética com Diane.

Segundo o jovem, a doação tinha sido feita em 2016 e, por isso, já nem se lembrava que estava inscrito no registo de células estaminais. Callum tinha dado sangue em Anthony Nolan - uma instituição de caridade que ajudava as pessoas com leucemia  - quando tinha 16 anos.

"Não hesitei em dizer que o faria depois de me terem dito que eu era a melhor opção possível", contou o jovem, acrescentando que "foi instintivo, uma vez que podia ter um enorme impacto na vida de alguém".

Dois anos após a doação, Callum soube que a Diane estava a recuperar bem do tratamento no que foi "o momento mais emocional" - as células estaminais conseguiram fixar-se na medula óssea. "Recebi uma carta a dizer que estava viva", recordou o jovem.

A dupla encontrou-se quando Diane ofereceu a Callum e à namorada a oportunidade de viajar para os EUA e passaram o Dia de Ação de Graças juntos. No momento em que se encontraram, Callum sentiu "que já a conhecia".

"Callum é o meu anjo da guarda e ter a oportunidade de o receber, a ele e à namorada, no feriado de Ação de Graças foi uma verdadeira bênção", relatou a mulher, que se sente "muito grata para sempre pelo sacrifício bondoso e altruísta".

Leia Também: Adolescente britânica 'livre' de leucemia após tratamento revolucionário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório