Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Estados Unidos impõem sanções a comerciante de armas russo

Os Estados Unidos anunciaram hoje a imposição de sanções à rede internacional do comerciante de armas russo Igor Zimenkov, que acusam de adquirir equipamentos de alta tecnologia para a defesa russa e exportar armas russas para países terceiros.

Estados Unidos impõem sanções a comerciante de armas russo
Notícias ao Minuto

19:06 - 01/02/23 por Lusa

Mundo Igor Zimenkov

A partir das suas bases na Rússia e em Chipre, Igor Zimenkov e o filho Jonatan representam no estrangeiro os interesses das organizações de defesa russa Rostec e Rosoboronexport, sob sanções internacionais desde a invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, afirmou o Departamento do Tesouro norte-americano num comunicado.

Os dois homens contam com uma rede de empresas em Chipre, Singapura, Bielorrússia, Bulgária, Letónia, Uzbequistão e Israel, acrescentou o Tesouro.

É-lhes, em particular, imputada a venda de armas a um Governo africano e de helicópteros a um país latino-americano não-identificado, e a compra de equipamentos óticos e de raios infravermelhos para uma empresa de defesa russa alvo de sanções internacionais, segundo o comunicado.

As sanções envolvem 22 pessoas e empresas da rede de Zimenkov.

Esta medida foi adotada por um grupo de trabalho do Departamento do Tesouro norte-americano criado após a invasão da Ucrânia, há quase um ano, para atingir as elites russas e seus agentes.

"As tentativas desesperadas da Rússia de utilizar intermediários para contornar as sanções mostra que as sanções estão a complicar seriamente a tarefa do complexo militar-industrial de reaprovisionar a máquina de guerra russa", sublinhou o secretário-adjunto do Tesouro, Wally Adeyemo.

As empresas e as pessoas sancionadas pelos Estados Unidos veem geralmente os seus bens sob jurisdição norte-americana congelados, e nenhum cidadão norte-americano está autorizado a fazer negócios com eles.

Leia Também: Espanha pretende entregar cinco tanques Leopard 2 a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório