Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Manifestação em Paris pede libertação de sete franceses detidos no Irão

Cerca de duzentas pessoas participaram hoje numa concentração em Paris para reclamar a libertação imediata de sete franceses presos no Irão e denunciar as condições de detenção "arbitrárias" impostas pelo regime de Teerão.

Manifestação em Paris pede libertação de sete franceses detidos no Irão
Notícias ao Minuto

18:19 - 28/01/23 por Lusa

Mundo França

A concentração, que teve lugar na Praça de Trocadero, junto à Torre Eiffel, juntou familiares dos detidos e organizações que os apoiam.

Os manifestantes exibiram um cartaz que dizia "Liberdade para os reféns do Estado no Irão" e fotos dos detidos, acusados pelas autoridades iranianas de espionagem e de propaganda contra o regime teocrático.

Os sete franceses encontram-se em "condições de detenção desumanas", em "isolamento" e sofrem constantes "interrogatórios" e tentativas de "extorsão", segundo Noémie Kohler, irmã de Cécile Kohler, professora detida em maio, com o seu companheiro, Jacques Paris, acusados de espionagem.

A ministra dos Negócios Estrangeiros de França, Catherine Colonna, esteve esta semana em conversações com o seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdollahian, para reiterar que Paris quer a libertação imediata dos sete "reféns franceses detidos arbitrariamente no Irão".

As forças de segurança iranianas detiveram vários cidadãos de países europeus (Espanha, Alemanha, Polónia, Itália, Holanda, Suécia e Bélgica) nos protestos que começaram em setembro, após a morte de Mahsa Amini, que foi detida sob acusação de usar de forma incorreta o véu islâmico.

O Irão acusa "os inimigos" de instigarem os protestos, incluindo nesta categoria países como Estados Unidos, Reino Unido e Arábia Saudita.

Leia Também: Mulher ataca com faca na via pública em Lisboa. Foi detida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório