Manifestação em Paris pede libertação de sete franceses detidos no Irão
Cerca de duzentas pessoas participaram hoje numa concentração em Paris para reclamar a libertação imediata de sete franceses presos no Irão e denunciar as condições de detenção "arbitrárias" impostas pelo regime de Teerão.

© STEPHANE DE SAKUTIN/AFP via Getty Images

Mundo França
A concentração, que teve lugar na Praça de Trocadero, junto à Torre Eiffel, juntou familiares dos detidos e organizações que os apoiam.
Os manifestantes exibiram um cartaz que dizia "Liberdade para os reféns do Estado no Irão" e fotos dos detidos, acusados pelas autoridades iranianas de espionagem e de propaganda contra o regime teocrático.
Os sete franceses encontram-se em "condições de detenção desumanas", em "isolamento" e sofrem constantes "interrogatórios" e tentativas de "extorsão", segundo Noémie Kohler, irmã de Cécile Kohler, professora detida em maio, com o seu companheiro, Jacques Paris, acusados de espionagem.
A ministra dos Negócios Estrangeiros de França, Catherine Colonna, esteve esta semana em conversações com o seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdollahian, para reiterar que Paris quer a libertação imediata dos sete "reféns franceses detidos arbitrariamente no Irão".
As forças de segurança iranianas detiveram vários cidadãos de países europeus (Espanha, Alemanha, Polónia, Itália, Holanda, Suécia e Bélgica) nos protestos que começaram em setembro, após a morte de Mahsa Amini, que foi detida sob acusação de usar de forma incorreta o véu islâmico.
O Irão acusa "os inimigos" de instigarem os protestos, incluindo nesta categoria países como Estados Unidos, Reino Unido e Arábia Saudita.
Leia Também: Mulher ataca com faca na via pública em Lisboa. Foi detida
Comentários
Regras de conduta dos comentários