Biden estende proteção para residentes de Hong Kong não serem deportados

O Presidente norte-americano, Joe Biden, assinou hoje uma extensão de dois anos de um programa que protege os residentes de Hong Kong nos EUA da deportação, renovando a proteção até janeiro de 2025.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/01/2023 22:20 ‧ 26/01/2023 por Lusa

Mundo

Presidente dos EUA

Biden autorizou pela primeira vez o programa em agosto de 2021, por 18 meses, prevendo-se que expirasse em 05 de fevereiro.

O programa foi uma resposta à lei de segurança nacional e outras medidas que colocam em causa os direitos prometidos quando a ex-colónia britânica foi devolvida à China em 1997.

"Com esta ação, estamos a demonstrar novamente o forte apoio do Presidente Biden ao povo de Hong Kong perante a crescente repressão por parte da (República Popular da China)", realçou o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, em comunicado.

"Continuamos a opor-nos fortemente ao uso pela RPC da sua lei de segurança nacional para negar ao povo de Hong Kong os seus direitos humanos e liberdades fundamentais, minar a autonomia de Hong Kong e minar os processos e instituições democráticas remanescentes de Hong Kong", acrescentou.

O Governo chinês decidiu reprimir a oposição após protestos em Hong Kong, em 2019, contra uma proposta de lei que permitia extradições para a China continental.

Com a lei de segurança nacional, que entrou em vigor em junho de 2020, a polícia reprimiu políticos, ativistas e manifestantes da oposição.

Também foram feitas alterações nas leis eleitorais de Hong Kong para reduzir o número de legisladores eleitos diretamente e dar a um comité pró-Pequim a margem de manobra para nomear legisladores alinhados com o Governo do continente.

Desde que a China impôs sua lei de segurança nacional, pelo menos 150 políticos, ativistas e manifestantes da oposição foram presos sob acusações de motivação política, atividades terroristas e conluio com um país estrangeiro ou elementos externos, de acordo com a Casa Branca.

Leia Também: Julgamento de português acusado do crime de sedição adiado em Hong Kong

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas