Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Racismo? Mãe usa código 'banana' (da polícia) para ver filho no hospital

A palavra em código que a família recebeu permitia-lhes o acesso ao quarto do jovem britânico. "Para visitar o meu filho ele tinha uma palavra-chave, que era 'banana', que eu não pensava muito na altura e só depois me apercebi que era provavelmente um comentário racista. É nojento", sublinhou.

Racismo? Mãe usa código 'banana' (da polícia) para ver filho no hospital
Notícias ao Minuto

16:54 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Inglaterra

A palavra em forma de código utilizada pela polícia britânica para permitir o acesso da família de um adolescente que estava em estado grave no hospital, após ter sido sofrido um acidente, era racista, alegou a mãe, esta quinta-feira.

Sheldon Lewcock, de 19 anos, morreu cinco dias depois em Reading, Inglaterra, em agosto de 2022. A polícia deu à mãe, Angela Lewcock, a palavra 'banana' para usar quando visitava o filho no hospital.

A mãe, entrevistada pela BBC News esta quarta-feira, contou que o filho estava numa bicicleta elétrica quando colidiu com uma carrinha. Lewcock correu para o local, segurando-lhe na mão enquanto os paramédicos o socorriam. Foi então levado para o hospital por via aérea e colocado em coma induzido.

A palavra em código que a família recebeu permitia-lhes o acesso ao quarto de Sheldon. "Para visitar o meu filho ele tinha uma palavra-chave, que era 'banana', que eu não pensava muito na altura e só depois me apercebi que era provavelmente um comentário racista. É nojento", sublinhou.

Após a sua morte, foi aberta uma investigação de homicídio, mas rapidamente encerrada a 17 de agosto de 2022. Três homens e um rapaz foram absolvidos de qualquer acusação.

Foi aberto um inquérito, mas não foi apresentada a causa da morte. O inquérito foi adiado, tendo a mãe de Sheldon ficado frustrada com a inação da polícia.

O departamento de normas profissionais da polícia de Thames Valley está agora a investigar o uso desta palavra. "Estamos a conduzir uma investigação sobre a chave que foi utilizada no hospital. Esta foi encaminhada para o nosso departamento de normas profissionais", referiu a autoridade.

Leia Também: Cinco casas incendeiam-se na mesma rua em Suffolk. Moradores retirados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório