Matteo Denaro. Eis o momento em que líder da máfia é levado pela polícia

No vídeo é possível ver o homem, de 60 anos, algemado a sair das instalações de uma clínica privada em Palermo, na ilha italiana de Sicília. 

NotíciaVídeo

© Reprodução/Carabinieri

Notícias ao Minuto com Lusa
16/01/2023 15:31 ‧ 16/01/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Itália

Os Carabinieri (polícia italiana) divulgaram, esta segunda-feira, um vídeo que mostra o momento em que Matteo Messina Denaro, líder da máfia Cosa Nostra, é detido e levado para um carro policial. 

No vídeo, divulgado nas redes sociais e que pode ver na galeria acima, é possível ver o homem, de 60 anos, algemado a sair das instalações de uma clínica privada em Palermo, na ilha italiana de Sicília. 

A captura do chefe mafioso, condenado (in absentia) a várias sentenças perpétuas pelos atentados da Cosa Nostra em 1993 e vários homicídios, ocorre após a intensificação das investigações levadas a cabo pelos procuradores de Palermo, Maurizio de Lucia e pelo procurador-adjunto Paolo Guido, refere a imprensa italiana. 

Messina Denaro deve cumprir as várias condenações pelos atentados de 1993 em Florença, Roma e Milão em que morreram, no total, 10 pessoas. 

Denaro é também apontado pela justiça italiana como o "cérebro" do atentado à bomba que provocou a morte dos magistrados antimáfia em 1992, Paolo Borsellino e Giovani Falcone e a mulher, Francesca Morvillo, e ainda dos oito agentes que compunham a escolta. 

A última sentença refere o papel de Messina Denaro na "estratégia dos atentados da Cosa Nostra" para pressionar o Estado, nos anos 1990 e provou a participação direta do mafioso nos atentados de 1992, reivindicados por Totò Riina, e nos ataques de 1993 oro s por Bernado Provenzano, um outro chefe da máfia siciliana. 

Após os atentados de 1993, Messina Denaro desapareceu e, após a prisão de Riina e Provenzano, considerou-se que comandava a Cosa Nostra a partir de um paradeiro desconhecido.  

Leia Também: Detenção de Denaro? "Estado não se rende à máfia", garante Meloni

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas