Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sismo de 7.6 registado ao largo da Indonésia. Retirado alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7.6 atingiu a Indonésia esta segunda-feira.

Sismo de 7.6 registado ao largo da Indonésia. Retirado alerta de tsunami
Notícias ao Minuto

18:34 - 09/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Indonésia

Um sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter foi registado às 17h47 desta segunda-feira ao largo de Timor-Leste e Indonésia.

A informação foi avançada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que dá conta que o terramoto, com epicentro localizado a 427 quilómetros a sul da ilha indonésia de Ambon, teve uma profundidade de 95,2 quilómetros de profundidade.

Após o sismo, foi registada uma réplica de 5,5 na mesma região.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia inicialmente alertou para um possível 'tsunami', mas acabou por retirar o alerta.

"Eu estava na cama quando senti um leve tremor. Levantei-me e percebi que muitos dos meus amigos também sentiram isso", disse Hamdi, um indonésio de Ambon, citado pela Agência France Presse.

Não são ainda conhecidos possíveis danos ou vítimas.

A Indonésia regista uma atividade sísmica frequente devido à sua posição no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas colidem.

Em 21 de novembro, um terremoto de magnitude 5,6 matou 602 pessoas quando na populosa província de Java Ocidental.

Em 26 de dezembro de 2004, um grande terremoto ao largo de Sumatra provocou um 'tsunami' no Oceano Índico que matou mais de 230.000 pessoas em lugares distantes como Sri Lanka, Índia e Tailândia.

Este poderoso terremoto de magnitude 9,1 causou ondas gigantescas, até 30 metros de altura, que devastaram a costa de Banda Aceh, no norte da ilha de Sumatra.

[Notícia atualizada às 20h18]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório