Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Guiné-Bissau vai financiar 70% do processo eleitoral para legislativas

O Governo da Guiné-Bissau vai financiar 70% do processo eleitoral para as eleições legislativas marcadas para 04 de junho, disse hoje o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes.

Guiné-Bissau vai financiar 70% do processo eleitoral para legislativas
Notícias ao Minuto

16:40 - 09/01/23 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Segundo o ministro, que falava em conferência de imprensa para fazer um balanço do recenseamento eleitoral que vai decorrer até 10 de fevereiro, o Governo guineense vai investir mais de cinco biliões de francos cfa (cerca de 7,6 milhões de euros).

"Pela primeira vez o Estado da Guiné-Bissau através do Fundo de Democracia vai conseguir financiar cerca de 70% do montante necessário para a realização do processo eleitoral", disse Fernando Gomes, lembrando que por norma o país solicitava apoio financeiro à comunidade internacional para cobrir a "quase totalidade" da despesa.

O ministro salientou, contudo, que para o financiamento dos restantes 30% será pedido apoio aos parceiros internacionais.

"O Governo está a fazer esforços para assumir no futuro a totalidade do financiamento dos atos eleitorais, que são atos de soberania", sublinhou Fernando Gomes.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló marcou o escrutínio para 04 de junho.

Leia Também: Presidente da Guiné contribuiu para a libertação de soldados marfinenses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório