Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Kosovo proíbe entrada do patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia

As autoridades do Kosovo impediram hoje a entrada no país do patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Porfirije, que pretendia visitar a região para as festas de Natal ortodoxas que se celebram na próxima semana.

Kosovo proíbe entrada do patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia
Notícias ao Minuto

23:04 - 26/12/22 por Lusa

Mundo Kosovo

Pristina condiciona a permissão de entrada à condenação, por parte deste líder religioso, dos "atos de violência" como os bloqueios de estradas pelos sérvios kosovares no norte de Kosovo.

O patriarca tinha previsto estar no Kosovo entre segunda e quarta-feira, para visitar crentes e mosteiros e igrejas sérvias ortodoxas, muitas delas medievais, incluindo a sede do antigo patriarcado ortodoxo em Pec.

Para permitir a sua entrada, o governo kosovar exigiu que a Igreja Ortodoxa Sérvia condenasse os seus membros que "entraram ilegalmente no Kosovo para apoiar grupos criminosos do norte, responsáveis pelas barricadas ali instaladas", e citou o nome de um padre, noticiou o portal kosovar Kossev.

Os líderes sérvios de Belgrado e do Kosovo classificaram a proibição de hoje como "vergonhosa".

Considerado pacífico e tolerante, Porfirije é conhecido pelos seus apelos à paz e à reconciliação entre sérvios e albaneses de Kosovo.

Pelo sétimo dia consecutivo, a minoria sérvia do Kosovo mantém os bloqueios de estradas e as autoridades temem que a concentração de forças da polícia kosovar, aumente a tensão na região.

A tensão entre Pristina e a população sérvia kosovar e de Belgrado, que tem crescido nos últimos meses, disparou com a detenção de vários polícias sérvios que deixaram a polícia kosovar em novembro.

Centenas de representantes sérvios retiraram-se das instituições do Kosovo depois de Pristina ter exigido que a população sérvia do Kosovo deixasse de usar matrículas de carros emitidas pela Sérvia.

Na semana passada, o governo kosovar avisou que se a KFOR não remover as barricadas sérvias na parte norte do país, as uas forças de segurança irão desempenhar essa missão.

O primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, anunciou também na semana passada que vai solicitar um encontro com o comandante da KFOR, que defende uma solução negociada para a atual crise.

Belgrado nunca reconheceu a secessão unilateral da sua ex-província do sul, autoproclamada em 2008 na sequência de uma guerra iniciada por uma rebelião armada albanesa em 1997 que provocou 13.000 mortos, na maioria albaneses, e motivou uma intervenção militar da NATO contra a Sérvia em 1999, à revelia da ONU.

Desde então, a região tem registado conflitos esporádicos entre as duas principais comunidades locais, num país com um terço da superfície do Alentejo e cerca de 1,8 milhões de habitantes, na larga maioria de etnia albanesa e religião muçulmana.

Leia Também: Tensão aumenta. Minoria sérvia mantém bloqueios de estradas no Kosovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório