Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Chimpanzé que emocionou a Internet morre "inesperadamente" com 5 semanas

"Nas suas poucas semanas de vida, Kucheza trouxe alegria e luz para muitos", destacou o jardim zoológico onde o animal se encontrava.

Chimpanzé que emocionou a Internet morre "inesperadamente" com 5 semanas
Notícias ao Minuto

10:57 - 24/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Emocionante

Nem todas as histórias têm o final feliz que desejamos e a de Kucheza é, certamente, um desses exemplos. O chimpanzé, que nasceu num jardim zoológico em Sedgwick, no estado norte-americano do Kansas, morreu inesperadamente com apenas cinco semanas.

Numa publicação divulgada nas redes sociais, o zoo revelou que Kucheza foi encontrado sem vida, "embalado nos braços da sua mãe", na quinta-feira de manhã, 22 de dezembro.

"É com a maior tristeza que temos de anunciar o falecimento repentino e inesperado de Kucheza, chimpanzé de 5 semanas. Os tratadores encontraram Kucheza morto e embalado nos braços da sua mãe, Mahale, quando chegaram ao zoológico esta manhã", lê-se.

Na mesma publicação, o espaço indicava que Mahale ainda não estava "pronta para se separar dele", mas que a equipa faria uma avaliação médica para "determinar a causa da morte", assim que possível.

É de realçar que Kucheza, que significa 'brincar' em suaíli, nasceu no passado dia 15 de novembro, por cesariana. O seu nascimento encantou vários utilizadores, uma vez que o zoo havia partilhado um vídeo emocionante do recém-nascido, a regressar aos braços da mãe, após dois dias em observação médica.

"O amor de Mahale por Kucheza foi e continuará a ser sentido por milhares de milhões de pessoas ao redor do mundo. Nas suas poucas semanas de vida, Kucheza trouxe alegria e luz para muitos, e gerou uma oportunidade de educar o mundo sobre os chimpanzés, os perigos que eles enfrentam na natureza e, o mais importante - por que devemos importar-nos", acrescentou o zoo.

Kucheza foi o terceiro filho de Mahale, de 28 anos.

Leia Também: Quatro chimpanzés 'à solta' em zoo na Suécia. Três acabam abatidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório