Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sunak determinado em alterar parte do Protocolo da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu hoje intensificar os esforços para chegar a um acordo com Bruxelas sobre alterações em "áreas" do estatuto pós-Brexit da Irlanda do Norte que "ameaçam" a relação da província com o resto do Reino Unido.

Sunak determinado em alterar parte do Protocolo da Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

13:01 - 16/12/22 por Lusa

Mundo Reino Unido

Sunak fez as observações em Belfast, após ter iniciado na quinta-feira a primeira visita à região, onde se reuniu com os partidos políticos para abordar a crise política causada pelo bloqueio dos Unionistas à formação de um novo Executivo.

"Estou totalmente empenhado em resolver alguns dos problemas do Protocolo, em proteger a posição da Irlanda do Norte no Reino Unido e, ao fazê-lo, em restaurar o Executivo (da Irlanda do Norte)", afirmou o líder britânico.

Sunak deixou claro que não foi estabelecido qualquer prazo para se chegar a um acordo com a União Europeia (UE), mas insistiu que está a trabalhar "a todo o vapor" para fazer progressos.

"O importante para mim é proteger a posição da Irlanda do Norte no Reino Unido. Há claramente áreas no protocolo que ameaçam essa união", acrescentou. 

Londres e Dublin estão confiantes de que será possível chegar a uma solução nas próximas semanas que satisfaça o Partido Democrata Unionista (DUP), que vetou a formação de um Executivo em coligação com o republicano Sinn Féin até que o Protocolo seja modificado.

Ao abrigo do Protocolo da Irlanda do Norte, acordado por Londres e Bruxelas durante o processo do 'Brexit', a província permanece alinhada com o mercado único europeu, o que implica que os controlos aduaneiros entre o Reino Unido e a UE são efetuados nos portos da Irlanda do Norte, o que trouxe uma nova burocracia que afeta o comércio interno britânico.

Esta fronteira comercial no mar da Irlanda é também uma barreira política para a comunidade unionista protestante, que argumenta que diferencia a província e põe em risco a relação com o resto do Reino Unido.

Leia Também: PM britânico admite que "milhões" serão afetados por greve de enfermeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório