Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Nova Iorque proíbe venda de cães, gatos e coelhos em lojas de animais

A lei entrará em vigor em 2024.

Nova Iorque proíbe venda de cães, gatos e coelhos em lojas de animais
Notícias ao Minuto

23:07 - 15/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O estado norte-americano de Nova Iorque decidiu, esta quinta-feira, banir a venda de cães, gatos e coelhos em lojas de animais, de forma a combater a criação comercial em massa.

A lei, assinada pela governadora Kathy Hochul, entrará em vigor em 2024, estabelecendo uma parceria entre as lojas e os abrigos, que poderão auxiliar na adoção de animais resgatados ou abandonados, diz a Associated Press (AP). Proíbe, além disso, os criadores de vender mais do que nove animais por ano. Contudo, não afetará quem vende animais nascidos e criados na sua propriedade.

“É muito importante. Nova Iorque tem tendência a ser um grande comprador e aproveitador dessas criações, e estamos a tentar cortar a procura no nível comercial”, apontou o senador democrata Michael Gianaris, atirando que a indústria da criação em massa trata os animais como “mercadorias”.

As lojas de animais, por seu turno, consideraram que a legislação não terá efeito nos criadores fora daquele estado norte-americano, podendo levar ao encerramento de dezenas de estabelecimentos.

“Noventa por cento do nosso negócio é vender cães. Não vamos sobreviver a isto”, disse um comerciante, citado pela AP, complementando que a lei é injusta para com as lojas que trabalham com criadores responsáveis.

Já Lisa Haney, que cria cães hipoalergénicos em casa com a ajuda do marido, assegurou apoiar a legislação que, na sua ótica, fará com que os compradores fiquem mais cientes de onde é que vêm os animais.

“Se um consumidor visitasse uma ‘fábrica’ e visse as péssimas condições, não compraria esses animais”, disse. “Lidar com um criador permite que as pessoas vejam de onde vem o seu cão e elimina os intermediários, que servem como forma de ‘limpar’ as atrocidades que ali acontecem”, rematou.

Leia Também: Mau tempo. Agricultores de Portalegre lamentam morte de animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório