O jardim zoológico de Chester, em Inglaterra, anunciou o nascimento de Nessa, uma pequena Anta-Malaia - espécie em risco de extinção - com 9 kg.
De acordo com o parque, citado pelo Evening Standard, a pequena cria nasceu a 30 de novembro e a gravidez da mãe, Margery, durou 13 meses.
A Anta-Malaia é uma espécie em vias de extinção, uma vez que os números caíram ao longo das últimas quatro décadas para níveis assustadoramente baixos, sendo a caça e a destruição do habitat as principais ameaças à sua sobrevivência", referiu o diretor do jardim zoológico, Mike Jordan.
"Aqui, no Zoológico de Chester, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para inverter esta situação e construir um futuro mais brilhante para a espécie", salientou Jordan, acrescentando que a cria vai "acrescentar uma nova genética valiosa ao programa europeu de reprodução de espécies em vias de extinção".
Estima-se que existam menos de 2.500 das espécies de Anta-Malaia em vias de extinção na Malásia, Sumatra, Tailândia e Myanmar.
À nascença, as crias de Anta-Malaia têm pelos distintos com uma série de manchas e riscas. Este padrão é para ajudar a camuflá-las no solo da floresta, mas muda lentamente ao longo dos primeiros seis meses de vida para espelhar o padrão único a preto e branco dos pais.
"São animais realmente especiais, uma espécie altamente ameaçada, e muito poucos jardins zoológicos em toda a Inglaterra cuida deles, por isso é justo dizer que a chegada de Nessa colocou enormes sorrisos em todos os nossos rostos", referiu uma tratadora do 'zoo'.
Leia Também: Animais do Zoo de Londres recebem calendários de advento personalizados