Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal reforça cuidados em embaixadas após cartas armadilhadas

O chefe da diplomacia portuguesa disse hoje que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deu indicações às embaixadas portuguesas para reforçarem os cuidados na receção de correio, na sequência do caso das cartas armadilhadas enviadas para entidades em Espanha.

Portugal reforça cuidados em embaixadas após cartas armadilhadas
Notícias ao Minuto

13:29 - 02/12/22 por Lusa

País Diplomacia

"Estamos a dar indicações às nossas embaixadas para terem atenção redobrada a encomendas ou correio que recebam", disse, em declarações à agência Lusa, João Gomes Cravinho, a partir de Lodz (Polónia), garantindo que as missões portuguesas no exterior "estão atentas, em função do que aconteceu em Espanha nos últimos dias".

Hoje, o ministro da Administração Interna espanhol tinha recomendado à Comissão Europeia e a países parceiros que tomem medidas caso recebam cartas armadilhadas semelhantes às enviadas nos últimos dias a várias entidades em Espanha, admitindo que podem estar relacionadas com a guerra na Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português admitiu que houve o envio de uma circular para as representações e embaixadas portuguesas, com recomendações, mas preferiu não dar mais pormenores sobre os procedimentos, invocando razões de segurança.

"Por motivos de segurança, estas questões devem ser tratadas com o devido recato e a devida descrição", referiu João Gomes Cravinho, que se encontra em Lodz no âmbito da reunião anual do Conselho Ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Leia Também: Espanha avisa que cartas armadilhadas podem estar ligadas à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório